Exame de conhecimento de Italiano para solicitar a cidadania italiana
O estrangeiro que mora legalmente na Itália há mais de 5 anos, deve fazer o Exame de Conhecimento de Italiano. Esse teste é utilizado para solicitar a cidadania italiana. Para realizar a prova, é preciso ficar atento a alguns detalhes.
O decreto de segurança de 2018 tornou obrigatório conhecer o idioma para solicitar a cidadania no país. Agora, veja mais sobre o teste de língua italiana B1 cidadania italiana e como ele funciona.
Qual é o nível de Italiano necessário para obter a cidadania Italiana?
Para conseguir a cidadania é preciso ter o nível B1, que indica a fase intermediária de conhecimento do idioma italiano. Ou seja, mostra que o cidadão estrangeiro consegue atender às necessidades cotidianas da vida como:
- entender uma transmissão de rádio ou televisão;
- ter diálogos simples com outros moradores do país;
- compreender textos comuns na rotina ou no trabalho.
Dessa forma, para solicitar a cidadania italiana, é importante demonstrar o conhecimento na língua. Uma forma de fazer isso é com a habilitação emitida por instituição de ensino público ou privado. A documentação deve ser reconhecida pelo Ministério da Educação ou Ministério dos Negócios Estrangeiros.
O certificado emitido por instituições de ensino aprovadas pelos órgãos competentes constitui em uma prova de conhecimentos linguísticos exigidos por lei. Apenas com esse reconhecimento é possível pedir a cidadania na Itália.
Qual é a diferença entre o Exame de cidadania B1 para o B1 tradicional?
O exame de cidadania B1 não é o mesmo que o B1 tradicional. Isso acontece porque o primeiro não pode ser utilizado para trabalho ou finalidades acadêmicas, já que seu uso é apenas para ser legalizado como um cidadão da Itália.
Nessa situação, é preciso realizar um exame específico, provar que consegue conduzir conversas simples sobre assuntos que não são complexos e ter conhecimento dos principais elementos em uma discussão cotidiana.
Dessa forma, você pode fazer dois exames para ter a cidadania italiana: CELI2 e CILS B1.
O CELI e o CILS são da Universidade para Estrangeiros de Perugia e da Universidade para Estrangeiros de Siena, respectivamente. Essas instituições são reconhecidas pelo Ministério das Relações Exteriores.
Existe ainda um exame CILS para quem que precisa solicitar uma autorização de residência. Para esse caso, é necessário ter um certificado de língua italiana de pelo menos nível A2 (pré-intermediário). O estrangeiro também pode fazer o exame de integração A2 para solicitar a autorização de residência.
A estrutura do exame cidadania B1
O exame de cidadania B1 tem uma duração menor em comparação ao exame tradicional B1. Assim, também tem menos etapas, elas são:
- Compreensão auditiva (30 minutos);
- Compreensão de leitura e gramática (40 minutos);
- Produção de texto (40 minutos);
- Produção oral (10 minutos).
Para ter a qualificação é preciso passar em todas as fases do exame. Se o candidato falhar em algum teste, será preciso repetir todo o processo. Veja alguns exemplos de exame no site da CILS para você estudar.
Épocas para fazer os exames CELI e CILS
Para realizar estes exames é importante fazer a inscrição pelo menos 45 dias antes da data da prova. Como o teste tem datas fixas e a correção demora até 3 meses, o tempo de espera é longo. Até mesmo o envio do certificado pode chegar a 4 meses
Os exames CELI apresentam três sessões por ano: março, junho e novembro. Já os exames CILS acontecem em várias datas durante o ano ao mesmo tempo em todo o mundo. Fora isso, são realizados nos Institutos Culturais Italianos e centros afiliados.
Quem não precisa fazer o teste de língua italiana cidadania B1?
Os cidadãos estrangeiros que não precisam fazer o teste de língua italiana B1 cidadania italiana são aqueles que:
- assinaram o acordo de integração nos termos do art. 4-bis da Lei Consolidada de Imigração (Decreto Legislativo nº 286/1998);
- os titulares de autorização de residência da UE para moradia de longa duração, já que nessas situações a lei já pede uma avaliação do conhecimento da língua italiana;
- estrangeiros com um diploma que indica a proficiência na língua.
Agora você já sabe como funciona o exame de conhecimento de Italiano para solicitar a cidadania italiana. Então, já comece a estudar com as provas anteriores e logo você terá seu reconhecimento como um cidadão ou cidadã da Itália.