15 hábitos que você pode ganhar ao morar em Portugal!
Algo incrível de ir para outro país é conhecer uma cultura e costumes completamente diferentes. Por isso, existem diversos hábitos em Portugal que você nem imagina! A parte boa é que essa experiência é muito enriquecedora.
Então, para não se assustar quando for morar em Portugal, veja os 15 costumes mais comuns e que os brasileiros podem achar estranhos.
Hábitos de Portugal que você se surpreenderá
A lista poderia ser muito maior, mas isso você tem a chance de aprender quando já estiver há algum tempo no país. Para começar o seu preparo para a mudança, confira esses hábitos fáceis de adquirir em Portugal.
1. Andar mais a pé
Ainda que os transportes públicos sejam de qualidade, é normal fazer quase tudo a pé. Já que as cidades são muito seguras, essa é uma forma de testar novos caminhos e ainda ter uma vida mais saudável.
2. Falar mais obrigada, por favor, desculpa e com licença
Claro que os brasileiros usam essas expressões educadas, mas você vai falar ainda mais em Portugal. Elas são comuns também por ligações e por e-mail. Até mesmo antes de desligar o telefone, é hábito pedir licença.
3. Beber vinho com regularidade
Os vinhos portugueses são conhecidos mundialmente, seja o famoso vinho do porto ou outra variedade. É possível comprar ótimas garrafas com preços muito acessíveis. Então, ter um vinho para acompanhar refeições é um dos hábitos em Portugal.
4. Consumir menos carne vermelha
Como a carne bovina é mais cara, acaba não sendo tão consumida quanto no Brasil. É mais comum comer carne de frango, de porco e a grande diversidade de peixes.
5. Usar mais moedas
As moedas são muito usadas para estacionamento, parquímetros, máquinas de café e para pagar compras. A história de dar o troco em balas, fica apenas em terras brasileiras mesmo.
6. Seguir a risca as regras para atravessar
É muito raro ver as pessoas atravessando fora da faixa de pedestres. Também é comum prestar atenção ao sinal e seguir apenas quando ele estiver verde. Então, nada de corridinhas para chegar mais rápido ao outro lado da calçada.
7. Levar sacola reutilizável para o supermercado
No Brasil também é comum, mas em Portugal é ainda mais forte. Isso vale para sacolas reutilizáveis ou carrinhos. Para usar sacolas plásticas, você precisa pagar por elas, como já acontece em diversos lugares.
8. Usar o celular na rua tranquilamente
Um grande alívio é poder usar o celular sem ter medo pelas ruas. Isso ocorre já que é muito seguro e tem poucas chances de ser furtado na rua. Você vê pessoas falando ao celular na rua e ouvindo música em corridas ou passeios com tranquilidade.
9. Aproveitar mais parques e jardins
Em Portugal as pessoas costumam fazer reuniões em parques e jardins. Então, é fácil notar famílias fazendo lanches e passeando com crianças e pets. Já com a pandemia, isso deve ser feito seguindo todas as medidas de segurança.
10. Usar unhas em gel
As portuguesas quase não usam esmalte. A preferência no salão de beleza é pelas unhas em gel, que ficam bonitas e intactas por mais de 15 dias.
11. Não parcelar as compras
O costume é fazer o pagamento à vista. Ainda que exista a opção de parcelamento, geralmente é usada para produtos com valores mais altos, como um carro, um imóvel ou um computador.
12. Utilizar o transporte público
O autocarro, como se fala em Portugal, passa o horário. O mesmo é válido para os outros meios de transporte público. Fora isso, ainda são confortáveis, limpos, eficientes e mais econômicos
13. Não atender o telefone com “alô”
Os portugueses não usam o “alô” para atender um telefonema. O hábito é falar “tô”, uma forma reduzida de “estou”.
14. Jogar papel higiênico dentro do sanitário
Como o sistema sanitário da Europa é muito eficiente, é costume usar o próprio vaso para depositar o papel higiênico depois do uso. As lixeiras são usadas apenas para absorventes femininos.
15. Falar as horas de outra forma
Esqueça o “três e quinze”! Um hábito de Portugal é falar as horas como “três e um quarto”. O mesmo vale para “quinze para as três” que se torna “um quarto para as três”
O que você achou dos hábitos de Portugal? É fácil se surpreender quando estamos diante de uma cultura diferente da materna. Agora, você já sabe o que esperar quando estiver morando fora.