Tem emprego para brasileiros em Portugal? Como conseguir uma vaga?
Quem não sonha com melhores condições de vida? Desfrutar do que a vida tem de melhor e viver sem grandes preocupações é o sonho de milhares de brasileiros. É justamente a vontade de realizar esse sonho que faz com que muitos brasileiros trilhem caminhos longe de casa e busquem emprego em Portugal.
Esse país, muito conhecido pela culinária e arquitetura, é também considerado um dos melhores para viver, mas, é claro que para ter sucesso em uma região nova, algumas dicas são fundamentais. Afinal, é preciso entender as exigências do mercado local e estudar o cenário antes de se aventurar por aí, concorda?
Como estamos aqui para ajudar você no que for preciso e fazemos do seu sonho, o nosso, separamos as informações mais relevantes. Assim, você pode trabalhar e construir uma nova história em Portugal. Continue a leitura e desvende todos os segredos!
Como conseguir um emprego em Portugal
Conquistar uma vaga de emprego em um país que não seja o de origem é um desafio para muita gente. Em Portugal, por exemplo, todo brasileiro que deseja firmar moradia em suas terras e encontrar um bom emprego, precisa, antes de tudo, definir o tipo de migração.
Feito isso, tudo o que a pessoa interessada deseja fazer está, literalmente, em seus dedos. Vale saber que a melhor aliada nessa busca pela vaga de emprego ideal é a internet.
Vistos de trabalho
Não há nada como trabalhar legalmente e manter a cabeça livre dos problemas e medos de quem precisa viver se escondendo, não é? Por isso, antes de sair por aí procurando as vagas de emprego em Portugal, conheça as alternativas de vistos disponibilizadas abaixo.
- Visto de trabalho: é aquele emitido ainda no Brasil e permite que o cidadão viva e trabalhe legalmente nas terras portuguesas, mas que só pode ser solicitado quando o emprego já foi conquistado.
- Vistos especiais: nessa categoria, duas opções também são encontradas, a chamada Tech Visa, que é focada somente em profissionais que atuam no ramo da tecnologia, e o conhecido Visto D2, que é destinado a empreendedores e trabalhadores freelancers.
- Visto de estudo: ao contrário do que muitos pensam, esse tipo de visto não legaliza somente o estudo, mas sim o trabalho quando esse não compromete a frequência ou o desempenho no ambiente escolar.
Sites de emprego em Portugal
Sites de emprego conceituados, como Net Emprego, Sapo Emprego, Indeed e Jooble, são ótimos e muito acessados, pois exibem vagas atualizadas diariamente, o que facilita a busca. Outra ferramenta muito utilizada também é o LinkedIn, que é ainda a mais potente rede social com foco em trabalho e carreira em todo o mundo.
Vale citar também os grupos e comunidades de empregos criados e movimentados na rede social Facebook, eles também são muito acessados e utilizados pelos brasileiros que sonham em trabalhar em Portugal.
Não vá a Portugal sem emprego garantido
Não, você não leu errado: o conselho é que realmente não leve toda a sua mudança para Portugal sem ter um emprego garantido.
Acredite, é a melhor decisão porque ainda que vagas de emprego sejam abertas com frequência no país, é preciso ter cautela e pesquisar com atenção a mudança de país. Isso acontece porque, desde que a pandemia do Novo Coronavírus teve início, o mercado de trabalho português sofreu mudanças significativas.
E então, está preparado (a) para iniciar a sua busca online? Quais os seus objetivos ao deixar o Brasil e ir em busca de emprego em Portugal? O que te move? Conte para nos espaços reservados para os comentários, vamos adorar saber.