Como alugar um imóvel na Alemanha? Tudo o que você precisa saber!
Se você já quis morar na terra do chucrute, sabe que não é tão fácil alugar uma casa ou apartamento. Ainda que seja preciso lidar com burocracia, este guia vai ajudar você em cada etapa para saber como alugar um Imóvel na Alemanha.
Vale dizer que em cidades populares, como Munique e Berlim, você vai encontrar uma concorrência imensa. O que torna uma tarefa cansativa encontrar o imóvel ideal. Então, se você não quer perder tempo e dinheiro, anote as dicas de hoje!
É difícil alugar imóvel na Alemanha?
Já é bom avisar: sim, é difícil alugar um imóvel na Alemanha. Claro que existem pessoas que podem ter sorte no processo, mas nem sempre é assim. Na maior parte das vezes a casa ou apartamento são caros, concorridos e com poucas unidades disponíveis.
Isso ocorre pelo aumento da população, que abriga nativos vindos de cidades pequenas em busca de emprego. Há também uma entrada de milhares de estrangeiros anualmente e não apenas do Brasil. Você encontra ainda o aumento de preços dos aluguéis e a dificuldade de achar apartamentos grandes, para quem vem com a família.
Contratos de aluguel
Mesmo que haja grande procura, na questão contratual você não terá muita dificuldade. Os contratos de aluguel na Alemanha são bem práticos. Já os documentos solicitados podem mudar de acordo com a imobiliária ou com o proprietário. Veja a lista mais pedida.
Documentação para alugar um imóvel na Alemanha
- Cópia do passaporte;
- Cópia do visto ou permissão de residência;
- Comprovante de renda ou contrato da empresa;
- Registro de residência (Anmeldung)
- Folha de pagamento dos últimos três meses;
- Currículo modelo UE (o mesmo usado para procurar emprego);
- SCHUFA (uma declaração bom pagador que custa 29,95 €).
Para quem for recém-chegado e não estiver com um emprego na Alemanha, é preciso comprovar que tem condição de fazer o pagamento mensal. Nessa situação, os locadores costumam aceitar o SCHUFA e seus extratos bancários. Você também precisa fazer o pagamento de um caução (média de 3 meses do aluguel);
Quais são os tipos de locação?
Para evitar os custos de uma locação com imobiliária, a maior parte dos alemães preferem a negociação direta com o proprietário. Existem três tipos de locação de imóveis: o contrato por tempo indeterminado, o contrato por tempo determinado e a sublocação.
Contrato com tempo determinado ou indeterminado
Esses dois primeiros tipos são autoexplicativos, com o tempo determinado, você define quantos meses ficará, no outro tipo você sai quando desejar. Porém, vale frisar que é comum a exigência de um período de estadia mínima. Caso você saia antes, é possível receber uma multa. Por isso, confira sempre essa cláusula ao escolher o tipo de locação.
Contrato por sublocação
Como na maioria dos imóveis, você precisa dar um aviso prévio de 3 meses antes de sair, a sublocação, chamada de Zwischenmiete, é uma forma de não deixar o seu apartamento parado.
Caso seja preciso ficar alguns meses fora da casa ou apartamento, você pode alugar o imóvel para outra pessoa nesse tempo. Sublocar também resolve o problema de ter um registro de residência, o Anmeldung. Uma empresa indicada para a sublocação é a Homelike.
Tipos de imóveis
Para alugar uma residência na Alemanha, você deve entender os tipos de imóveis que vai encontrar. Quando for olhar um anúncio, vai ver que os Räume ou Zimmer estão listados. Ainda que a tradução literal seja “quarto”, na verdade, estão falando sobre os cômodos.
Por exemplo, um tipo de imóvel Einzimmerwohnung, tem apenas um cômodo, como é normal nos lofts e studios.
Você também encontra os WG, ou Wohngemeinschaft, que podem ser comparados às repúblicas presentes no Brasil. Então, é possível alugar um dormitório e não um imóvel completo. É uma ótima opção para estudantes e para quem mora sozinho.
Termos importantes sobre aluguéis na Alemanha
Nos anúncios de casas e apartamentos você vai achar diversos termos que é importante saber, para escolher bem seu futuro lar. Então, salve essa lista de palavras mais comuns na hora de saber como alugar um imóvel na Alemanha!
- Zimmer-Wohnung – Quarto/Ambiente;
- Monatsmiete – Aluguel mensal;
- Kaution – Caução;
- Balkon – Varanda;
- Wohnfläche – Área útil;
- Möbliert – Mobiliado;
- Bad mit dusche – Banheiro com ducha;
- Badewanne – Banheira;
- Nebenkosten (NK) – Custos adicionais.
Outro item muito comum nos apartamentos alemães é o Heizung, ou aquecimento em todos os cômodos. Fora isso, como a maior parte das residências são mais antigas, não estranhe se achar uma banheira no lugar do banheiro com ducha.
Buscando apartamento para alugar na Alemanha. Onde procurar?
Os sites mais usados para buscar imóvel na Alemanha são o Immowelt e o Immobilienscout. Veja pessoas no Youtube que ensinam como alugar, como neste vídeo.
Também busque os Grupos do Facebook, como os de brasileiros na Alemanha. Muitas vezes quando você sai de uma residência alugada, o proprietário pergunta se você pode recomendar um novo morador. Nesse caso, basta anunciar nesses grupos.
Checklist das etapas para locação
São muitos detalhes e informações, não é? Então, deixe esse checklist em um aplicativo ou caderno perto de você para não ter erro na hora de alugar sua casa ou apartamento na Alemanha:
- Encontre o imóvel;
- Entre em contato com a imobiliária ou diretamente com o proprietário (por telefone, e-mail ou no formulário que vem no anúncio);
- Agende a visita ao local;
- Apresente a documentação;
- Assine seu contrato.
Pronto! Já pode entrar em seu novo lar. Seguindo essas dicas, saber como alugar um imóvel na Alemanha não será mais nenhum passo assustador para você que quer morar na Europa.
Conheça empresas de brasileiros na Alemanha! Ajude a comunidade e desfrute de produtos e serviços de qualidade. Confira!