ETIAS: visto para entrar na Europa. Conheça essa regra e tire o seu!
O ETIAS é o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem. A sua criação aconteceu para aumentar a segurança das fronteiras, focando no espaço Schengen. Com esse visto para Europa, a Comissão Europeia pretende combater o terrorismo de que é alvo nos últimos anos.
Além disso, também existe a pretensão de contornar a crise migratória. Por isso, quem vai para a Europa deve prestar atenção às novas regras. Entenda agora como funciona o ETIAS e o que muda para os brasileiros com a vinda desse sistema novo.
Brasileiro precisa de visto para entrar na Europa?
Caso você vá viajar para terras europeias por até 90 dias, não é preciso ter o visto para a Europa. Já se for trabalhar, fazer um curso, morar ou permanecer por um tempo maior, então o documento é necessário.
Quanto tempo posso ficar na Europa sem visto?
O brasileiro pode viajar pela Europa sem a necessidade de um visto por esses 90 dias, podendo até mesmo alugar um imóvel particular. Isso ocorre devido ao acordo livre de circulação de pessoas, o Tratado de Schengen, assinado por grande parte dos países europeus.
O que acontece se eu ficar na Europa mais de 90 dias?
Caso descumpra as normas do país ficando por mais de 90 dias, o turista pode ser deportado. Se isso acontecer, a pessoa fica impedida de visitar, estudar ou trabalhar na União Europeia por um ano.
No entanto, há países com punições maiores para quem trabalha sem visto. Assim, fora a deportação, também não é possível entrar no país por anos. Então, é fundamental conhecer toda a documentação e respeitar essas diretrizes.
Quando será obrigatório o visto para Europa – ETIAS?
A partir de 2023 os turistas deverão apresentar o ETIAS para as autoridades de imigração. O Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem pode ser obtido online por todo turista que pretenda visitar a Europa.
O documento seria exigido já em 2021, mas devido às adaptações das fronteiras, a obrigatoriedade ficou para dois anos à frente.
ETIAS: Como funciona?
Para solicitar o EITAS, basta preencher o formulário na internet com seus dados pessoais. Além disso, também deve responder a um questionário pequeno. Em resumo, essas são as informações necessárias:
- Nome completo;
- Data e local de nascimento;
- Endereço;
- Sexo;
- Telefone e e-mail;
- Informação do passaporte ou de um documento de viagem válido;
- Nível acadêmico ou informações do emprego atual;
- País de chegada;
- Responder ao questionário de elegibilidade ETIAS.
Entre as perguntas feitas no formulário estão os temas: drogas, tráfico humano, viagens para áreas de conflito, histórico de emprego, histórico criminal, informações de segurança e viagens passadas à Europa.
As inscrições passam por diversos arquivos de segurança como: EUROPOL DATA, VIS, SIS, Interpol e outros. Contudo, a maioria das inscrições será processada em apenas alguns minutos.
O ETIAS terá o valor de 7 euros por pessoa. No caso de menores de 18, não há cobrança. Então, fique atento a essa exigência para conseguir o visto para a Europa que entra em vigor em 2023.