Trabalhar na Holanda? Como conseguir um trabalho na Holanda?
Em busca de oportunidades melhores, muitos brasileiros procuram trabalhar na Holanda. Esse destino forte na Europa traz uma nova oportunidade para aumentar a qualidade de vida. A questão que fica é saber se existem vagas disponíveis no mercado de trabalho para os recém-chegados.
São muitos desafios no caminho de uma carreira de sucesso fora do Brasil. Nesse ponto, a maior dificuldade é com o idioma e com o nível de inglês exigido. Então, entenda melhor como estão as chances de trabalho em terras holandesas.
Como é o mercado de trabalho na Holanda?
O mercado de trabalho muda de acordo com o campo que você quer atuar. Para ter um parâmetro, é preciso acompanhar de perto as vagas pretendidas. Por isso, sem estar na área específica, é muito difícil saber.
Para saber como estão as oportunidades em um cargo em especial, busque por sites de emprego e fóruns. Assim, você consegue ter uma visão mais clara do que esperar. Aproveite também e use o seu LinkedIn para fazer contato com pessoas que estão atuando na mesma área e podem trazer um feedback real.
Uma dica importante é não usar o “google.com.br”, porque esse endereço é padrão do Brasil. Então, você precisa buscar em holandês mesmo no “Google.nl”. Com o site da Holanda você tem resultados mais relevantes para sua pesquisa. Na dúvida, aproveite o Google Translate para ajudar a entender melhor algum termo.
É mais fácil conseguir emprego em Amsterdam?
Ainda que esse pensamento surja, por ser um grande centro, uma estratégia essencial é não se limitar apenas a Amsterdam. A Holanda é um país muito pequeno, por isso o melhor é ampliar suas buscas.
Amsterdam é apenas uma das cidades do país, não sendo tão grande. A vantagem é que é muito fácil ir de um ponto a outro. Muitas pessoas moram em um local e trabalham em uma cidade diferente. Você limita suas chances não incluindo outros lugares.
Ainda assim, a capital tem muitos empregos para estrangeiros. Apenas procure outros lugares interessantes como: Haia, Rotterdam, Eindhoven, Maastricht e Utrecht, por exemplo.
Como procurar emprego na Holanda?
Independente da sua experiência, área profissional e formação acadêmica, se você quer trabalhar na Holanda, precisa falar inglês. O holandês é diferencial, não sendo obrigatório para grande parte das vagas.
Com isso em mente, muitos brasileiros na Holanda começam em áreas que não são formados. O importante é dar o primeiro passo, conhecer o país, fazer contatos e aprender o básico do idioma. Dessa forma fica mais fácil se adaptar na sociedade.
Então, prepare um bom currículo, deixe o seu Linkedin em inglês, invista na sua rede de contatos e já comece a procurar vagas nos sites de emprego.
Faça também a sua carta de motivação para a candidatura. Já entre as opções de agências de empregos estão: Randstad, UitzendBureau, Timing e a Manpower.
Busque em outros sites de emprego na Holanda como:
- Indeed;
- Undutchables;
- Intermediair;
- Young Capital ;
- Nationale Vacaturebank;
- Werk: serviço público de emprego holandês.
Com essas dicas, você pode achar as vagas no seu setor e ganhar muito mais conhecimento sobre as empresas e exigências dos cargos.
Vale a pena trabalhar na Holanda?
Para quem quer um emprego na Holanda e ainda não sabe se vale a pena, essa é uma questão muito pessoal. No geral, os estrangeiros costumam adorar o país. Com ótima infraestrutura, é certa a garantia de boas condições de vida.
Uma dica final é que você ainda encontra a “New in the Netherlands” (Novo na Holanda) na seção no site do governo holandês. São várias informações sobre morar e trabalhar na Holanda. Então, confira também e fique por dentro das regras.
Não quer sentir saudade do Brasil? Conheça empresas de brasileiros na Holanda! Ajude a comunidade e desfrute de produtos e serviços de qualidade. Confira!