Separação de lixo na Holanda: Como funciona a reciclagem?
Sabia que a separação de lixo na Holanda é uma prioridade no país? Em 2019, a Afvalfonds Verpakkingen, uma organização não-governamental de resíduos de embalagens, apontou que no ano anterior foram reciclados 79% de embalagem em terras holandesas. Impressionante não é?
O país da União Europeia conseguiu superar o objetivo de reciclar 70% desses itens que iriam para o lixo. Por isso, a Holanda está entre os maiores recicladores da União. Isso apenas é possível, porque os moradores apresentam uma grande responsabilidade na hora do descarte.
Então, entenda como funciona todo esse processo para acertar quando for morar na Holanda.
Dicas para fazer a separação de lixo na Holanda
Ao reciclar os objetos que seriam descartados, você consegue poupar os recursos naturais. Além disso, ainda combate a poluição, contribuindo para mais espaço livre para construções e agropecuária.
Ou seja, a reciclagem apenas traz vantagens! Veja como separar o lixo corretamente na Holanda e sem pesar na sua rotina.
GFT – Lixo orgânico (BIO)
GFT (groeten, fruit, tuin) é o nome para o lixo orgânico na Holanda. Nessa parte estão: frutas, vegetais, cascas, restos de jardins e todos os resíduos biodegradáveis. Esse lixo é destinado para o container verde e a prefeitura recolhe a cada duas semanas.
Papel
Há lugares em que o papel é recolhido pela prefeitura uma vez por mês. No geral, todo papelão e papéis reciclados são colocados no container azul.
Lixo comum – Restfal (Sort)
Inclui tudo que não pode ser reciclado. Destinado para o container cinza dentro de um saco preto que pode ser comprado em supermercados.
Garrafas PET
Com a reciclagem de garrafas PET você ainda consegue um desconto nas suas compras. Procure por uma máquina de figurinhas que costuma ficar nos fundos do mercado. Então, insira garrafas para ganhar um recibo que garante um desconto na sua conta. A partir deste ano, as garrafas pequenas também são retornáveis.
Vidro
Existe uma lixeira própria com divisões que separa vidros pelas cores: verdes, brancos e marrons. Já as garrafas de cerveja podem ser trocadas por centavos nas mesmas máquinas de garrafa PET nos supermercados.
Lâmpadas, baterias e pilhas
Também nos mercados há locais específicos para o descarte. Caso sejam artigos eletrônicos quebrados, você pode deixar nas lojas de produtos para o digital.
Restos de tinta
Tintas, óleos, vernizes, soda cáustica e todos esses materiais químicos são coletados de 3 em 3 meses, em geral. Para isso, basta consultar a sua prefeitura.
Resíduos grandes ou volumosos (móveis)
Se você tem que descartar móveis antigos ou sobras de reformas em casa, leve para um depósito de reciclagem, localizado em cada cidade.
Roupas e sapatos
Estando em bom estado, basta você entregar em um saco específico nas lojas Kringloopwinkel. Elas trabalham com a venda de artigos de segunda mão e podem ser encontradas em todas as cidades.
Remédios
Todos os medicamentos fora da validade devem ser levados para as farmácias. Jamais descarte no lixo normal de casa.
Computadores e tecnológicos
Ao comprar um computador ou artigo tecnológico novo, você pode deixar o antigo onde comprou. A loja é obrigada a fazer o descarte correto. Você também pode deixar na prefeitura da sua cidade.
Celulares e cartuchos de impressora
Você pode vender seu celular ou cartucho usados para a Parc-Ink. Ela vende esses cartuchos reciclados também.
Livros
Caso você não queira mais algum livro, a Borderline Books Foundation coleta livros em várias línguas para abrigos de mulheres, refugiados, centros de desabrigados e distribui em todo o país.
Agora você já sabe como fazer a separação de lixo na Holanda. Se ainda restar qualquer coisa que possa ser usada por outra pessoa, as lojas da Emmaus aceitam essas doações. Você consegue mais espaço livre em casa e ajuda a instituição a apoiar os desabrigados.
Gostou do artigo? Então, conheça empresas de brasileiros na Holanda! Ajude a comunidade e desfrute de produtos e serviços de qualidade. Confira!