Como alugar um imóvel na Holanda? Conheça as regras de aluguel!
Se você está querendo alugar imóvel na Holanda, é preciso já se preparar. O processo costuma ser cheio de exigências e muito caro também. Os preços mudam conforme o tamanho e localização da residência, mas não desanime! Hoje você verá dicas para tornar tudo mais prático.
A regra é que quanto mais central sua moradia for, mais alto é o aluguel. O proprietário pode solicitar um comprovante de renda, como um contrato de trabalho. No entanto, não é preciso ter visto de residente ou BSN para alugar uma casa no setor privado.
Seu contrato de aluguel pode ser determinado por um período fixo. Depois, é possível alterar se o locatário e o locador fizerem esse acordo, ou devido a circunstâncias. Uma dica fundamental é sempre ler bem o contrato e negociar o tempo da sua estadia. Agora, confira mais tópicos importantes.
É difícil alugar apartamento na Holanda?
Sem rodeios, não é fácil alugar um apartamento na Holanda. Um dos maiores desafios de quem quer morar no país é encontrar um imóvel. Isso acontece, porque o mercado imobiliário holandês está saturado, em especial nas partes mais procuradas, como Amsterdam.
A procura é maior do que a oferta e os preços mudam muito de uma cidade para outra, além de serem mais elevados nas grandes cidades. Assim, essa alta competitividade faz com que diversas pessoas que migraram recentemente tenham a oferta de aluguel negada pela imobiliária ou pelo proprietário.
Então, para evitar isso, conte com um bom preparo e faça as pesquisas de imóveis o quanto antes. Dessa forma, você consegue encontrar sua casa ou seu apartamento do jeito que sempre imaginou.
Alugar apartamento na Holanda: precisa de fiador ou caução?
Ainda que no Brasil a presença do fiador seja comum, isso não acontece quando se vai alugar um apartamento na Holanda. Por isso, não é preciso ter alguém que assine o contrato dizendo que pode pagar a renda se ocorrer inadimplência.
Na Holanda, o que acontece é o pedido pelo depósito ou caução. O valor do caução é de um a dois meses do valor mensal. O custo muda de acordo com o imóvel, ainda mais quando a família tem um animal de estimação. Então, sempre olhe mais de uma opção.
Esse valor é devolvido quando o inquilino vai para outro apartamento. O dinheiro apenas é utilizado se depois de verificar, houver a necessidade de reparos no local.
Aluguel social x Aluguel particular
Aqui, é importante saber que existem duas formas: o aluguel de imóveis sociais (que é apenas para famílias que ganham menos de 34 mil euros por ano) e o aluguel particular, sendo caro, porém mais fácil de encontrar.
Se quiser um imóvel social você deve estar registrado em uma das cooperativas de moradia ou em moradia disponibilizada pela prefeitura. No entanto, é preciso enfrentar uma fila de espera que chega a levar de 3 a 10 anos.
As cidades maiores, como as da região Randstad (metropolitana), são as que demoram mais. Já Amsterdam leva ainda mais tempo. Se optar por essa forma, procure por “sociale huurwoning” e faça sua inscrição pela internet.
Sites para alugar imóveis na Holanda
Existem páginas próprias para quem está procurando casas e apartamentos na Holanda. O maior site imobiliário é o Funda, mesmo com foco em venda, ainda existem opções para alugar.
Já o Pararius traz aluguéis independentes, ou seja, que não estão ligados a nenhuma empresa. Você pode usar também o OnlyExpat, que traz aluguéis de imóveis na Holanda para os imigrantes, também chamados de expatriados.
Veja outros sites de moradia em algumas cidades. Em caso de urgência, o candidato consegue residência social rapidamente, lembrando que existem regras específicas para isso.
Em Amsterdam
Em Rotterdam
Em Eindhoven
- https://www.woonbedrijf.com/
- https://www.wooninc.nl/woningaanbod/huren/actueel-aanbod-huurwoningen-regio-eindhoven/
Em Utrecht
Aluguéis de casas e apartamentos no setor privado
Para alugar quartos/studios
Em diversos idiomas
Fora isso, ainda vale a pena consultar informações de brasileiros na Holanda em redes sociais. O Facebook é uma ótima indicação. Você vai perceber que é comum a formação de grupos de brasileiros em cidades que atraem muitos estrangeiros, como Amsterdam e Rotterdam.
Com essas dicas, saber como alugar um imóvel na Holanda não será mais uma dificuldade para você. Então, separe as indicações que mais chamaram a sua atenção e já comece a sua pesquisa.
Não quer sentir saudade do Brasil? Conheça empresas de brasileiros na Holanda! Ajude a comunidade e desfrute de produtos e serviços de qualidade. Confira!