ONA exame: O que é? Quem deve fazer o exame de Orientação ao mercado de trabalho holandês?
Você está na Holanda ou se prepara para ir ao país e não pretende abandonar mais o local? Então, saiba que para obter um passaporte holandês existem duas das alternativas mais escolhidas e que ambas exigem o exame de integração cívica e agora também é necessário fazer o ONA exame.
Há seis anos, a fim de possibilitar o ensino sobre o mercado de trabalho holandês e apresentar as alternativas disponíveis, a Orientação sobre o Mercado de Trabalho Holandês, mais conhecida por ONA, passou a fazer parte desse exame.
Realizar somente o Exame Estadual NT2 não é mais possível, já que os módulos ONA abordam questões mais específicas e indispensáveis, como a montagem e estruturação de um CV, além de indicações de como procurar vagas corretas e escrever cartas de candidatura.
Mas, antes que você se assuste, vale a pena lembrar que no fim desses módulos e com as horas DUO completas e o portfólio já pronto para o exame, não é mais necessário se preocupar com uma entrevista final.
Isso mesmo! Após esses passos, você estará aprovado no ONA!
Isenção de exame ONA
E ainda que seja muito simples o processo ONA, existe mais uma boa notícia para quem desejar trabalhar na Holanda: todos aqueles que trabalharam por pelo menos seis meses nos últimos doze meses e/ou trabalharam por, pelo menos, 48 horas por mês, ainda que sejam obrigados a integração, estão isentos do exame ONA.
Você sabia disso? Não? Talvez seja porque essa decisão foi tomada há pouco tempo, em 26 de abril de 2019 para ser exato. Considerando que nessas condições a pessoa já possui uma visão mais assertiva sobre como encontrar um trabalho remunerado na Holanda.
O que é e como funciona o ONA exame
Agora que você já identificou se há a necessidade ou não de realizar o exame ONA, pode conhecer um pouco mais sobre o seu processo nos parágrafos abaixo.
São três etapas constituem o exame que, aliás, pode demorar alguns meses até ser finalizado: fase preparatória, portfólio e 64 horas de curso;
Existem duas formas de realizar o exame:
- Portfólio digital: nessa opção, além das 64 horas de aula ONA com conteúdo de qualidade Blik Op Werk, o interessado também deve criar um portfólio digital e enviar por meio do Mijn Inburgering. O próximo passo então é a análise DUO e, então, ao comprovar as exigências, automaticamente a aprovação acontece.
- Portfólio e entrevista final: já nessa opção, o portfólio também é analisado da mesma forma pelo DUO, mas após a aprovação do portfólio, uma entrevista final deve ser agendada e somente quando essa também recebe aprovação é que o exame é finalizado com sucesso.
Como se preparar para o exame
No geral, os portfólios são compostos por oito cartões de resultados e quem preenche cada um deles é o próprio candidato. Nessa etapa, toda atenção ainda é necessária, pois é analisando as suas respostas que examinarão suas competências, desejos e habilidades profissionais.
Existe um fator que elimina o candidato no mesmo instante: o plágio. Por isso, nem pense em copiar o portfólio de outras pessoas, pois o DUO é especialista em detectar informações iguais quando passadas por pessoas diferentes.
Longe dessa indesejada cópia, uma dica é revisar todo o documento antes de enviar para eliminar possíveis erros e, claro, aguardar com confiança a sua aprovação no exame de integração cívica.
E agora que você já aprendeu tudo sobre o ONA, que tal compartilhar esse artigo em suas redes sociais para que mais pessoas saibam também e tenham essa mesma vantagem? Afinal, dica boa é dica compartilhada!
Saudade do Brasil? Conheça empresas de brasileiros na Holanda! Ajude a comunidade e desfrute de produtos e serviços de qualidade. Confira!