Visto de estudante para a Holanda: Entenda como obter o seu!
Conhecer vários países é o sonho de muitas pessoas. Uma forma popular de começar esse objetivo é com o intercâmbio de estudos. Se você permanecer por até 90 dias, não precisa ficar preocupado com a documentação. Agora, se o seu curso for mais longo, você precisa de um visto de estudante para a Holanda.
Uma ótima notícia é que a sua instituição de ensino é responsável por dar entrada no pedido do visto. Logo, se você já foi aceito pelo local onde vai estudar, as chances de obter o visto para a Holanda são muito altas. Agora, entenda melhor todo o processo.
Principais documentos para estudar na Holanda
Antes de arrumar as malas, é preciso obter uma série de documentos traduzidos e apostilados. Por isso, já saiba que é necessário lidar com certa burocracia. Antes da escola dar entrada no pedido do visto, ela solicita uma documentação que pode variar de acordo com cada instituto.
Caso você não seja cidadão europeu, é preciso ter o visto MVV. Além dele, tenha em mente essa lista também:
- Carta da sua instituição de ensino;
- Passaporte com validade mínima de seis meses;
- Duas fotos recentes coloridas no padrão exigido pelo passaporte holandês (3,5 cm x 4,5 cm);
- Passagens para todo o percurso da viagem, com data fechada para a passagem de volta ao Brasil;
- Formulário MVV preenchido (você encontra no site do IND);
- Comprovante de reserva paga para um hotel;
- Comprovante de recursos financeiros para se manter no país (pelo menos 60 euros ao dia ou 600 euros para o período completo);
- Apólice de seguro viagem internacional com cobertura para atendimento médico de 30 mil euros, pelo menos.
A entrega desses itens acontece pessoalmente. Nessa data, é feita a captação das suas impressões digitais por biometria. Já a entrevista ocorre com dia agendado.
Quais os vistos para intercâmbio?
Se você não pretende viver na Holanda e ficará apenas por três meses, não precisa de visto para entrar no país. Esse acordo de livre circulação de pessoas faz parte do Tratado de Schengen.
Se você for ficar por um período maior, pode ser que se enquadre em duas situações. Em uma, você possui cidadania europeia e não precisa de visto, tendo apenas que fazer o registro na imifgração do município. Já em outra, você não tem a cidadania e precisa do visto de estudante para a Holanda.
O visto para estudar na Holanda é o MVV ( Machtiging tot Voorlopig Verblijf, em holandês). Ele confere a autorização de residência temporária e você pode pedir para uma graduação, especialização, mestrado ou intercâmbio de estudos, que levam mais tempo, por exemplo.
Há outros tipos de MVV, destinados para familiares, acompanhando parentes e trabalhadores. Tenha em mente que sua solicitação de visto precisa condizer com o que você fará no país.
Quanto custa o visto de estudante?
Caso vá para o país fazer intercâmbio, você paga 290 euros pelo seu visto. Já para graduação, especialização e mestrado, o custo é 174 euros. Você encontra mais informações na página do serviço de imigração e naturalização da Holanda (IND).
Os acompanhantes do estudante, como filhos, pais ou cônjuge precisam dar entrada diretamente na imigração. O valor do documento é 174 euros também.
Se você concluiu seus estudos, mas quer ficar mais tempo no país, seu visto de estudante para a Holanda não é mais válido. Nesse caso, você precisa entrar com um pedido de autorização de moradia, com o mesmo custo. Assim, é necessário apresentar um contrato de trabalho. Sendo aceito, você pode permanecer por mais cinco anos.
Saudade do Brasil? Conheça empresas de brasileiros na Holanda! Ajude a comunidade e desfrute de produtos e serviços de qualidade. Confira!